Grupo Estrutura do Viver

A origem do velório

Velório é um tradicional encontro ou celebração dos parentes e amigos de um falecido nas horas que se seguem à sua morte e antes do sepultamento ou cremação do corpo. Quando um ente querido falece, os rituais como o velório e o sepultamento nos ajudam em nosso processo de luto.

Para muitas pessoas, este parece ser um ritual que sempre foi praticado do mesmo jeito, mas a verdade é que desde a sua origem o velório passou por muitas mudanças. Principalmente, quanto ao seu propósito e modos de fazer.

Neste artigo, te contaremos a origem do velório e algumas curiosidades acerca do tema:

Curiosidades sobre a origem do velório

1. O nome “velório” surgiu das velas. Numa época em que ainda não existia luz elétrica, as pessoas passavam as noites segurando velas enquanto vigiavam o falecido. Daí a expressão “velar” o corpo.


2. O costume de velar os falecidos provavelmente começou na Idade Média. Naquela época, muitos utensílios domésticos, como xícaras e pratos, eram feitos de estanho. Famílias com mais renda usavam esse copo de metal para ingerir bebidas alcoólicas, porém essa mistura de álcool e estanho era algo arriscado e até tóxico, que muitas vezes fazia as pessoas caírem no chão, numa espécie de narcolepsia. Observando essa situação, a família geralmente recolhia o corpo e o colocava sobre uma mesa. Então, começavam uma vigília, para ver se a pessoa estatelada ali, quase como um cadáver, acordaria ou não.

3. Uma curiosidade, que revela como os costumes funerários podem ser diferentes de acordo com a cultura, é que algumas religiões dizem que o velório deve durar 24 horas, porque o espírito ainda está presente no corpo.

4. Antigamente, os velórios eram realizados nas casas das famílias e todos os parentes e pessoas próximas compareciam e entregavam flores. Com o surgimento de lugares próprios para isso, muitos não podiam se deslocar até o local do velório e passaram a enviar as flores e cartas, que muitas vezes, na emoção do momento, não eram lidas. Para mostrar a todos que, mesmo não comparecendo, aquela pessoa se importava com o falecido, passou-se a enviar flores e faixas com um recado em letras garrafais. Assim, todos as pessoas presentes poderiam saber quem enviou a mensagem. Essa é, provavelmente, a origem da coroa de flores.

E aí? A origem do velório e suas curiosidades surpreenderam você?

Aqui na nossa empresa existem diversos planos que podem te ajudar a proteger as pessoas que você mais ama e quer bem. O plano familiar é um dos pacotes de assistência funeral que deixa toda a sua família livre de problemas futuros e sem preocupações com o que pode acontecer. Em caso de óbito na família, todos poderão contar com um atendimento humanizado, que permita que as pessoas passem por este momento difícil da forma mais tranquila possível. Por isso, se você deseja ter paz para viver bem, contrate um bom plano funerário. Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas e ajudar a entender como tudo funciona. Nos contate pelo site e nos siga no Facebook e Instagram para acompanhar os conteúdos.

Saiba mais sobre os outros serviços do Grupo Estrutura do Viver, baixando o E-book Grupo Estrutura do Viver – Quem tem, vive tranquilo!

Se inscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x