Grupo Estrutura do Viver

O luto abala sua saúde mental? Saiba como passar por esse momento

Quando perdemos alguém, a tristeza aparece. É normal que isso aconteça, mesmo que a dor seja sentida de forma diferente por cada pessoa. A verdade é que ninguém está preparado para perder alguém que ama, o que nos traz a responsabilidade de falar sobre saúde mental, algo muito importante de manter sã no processo de luto.

O desequilíbrio emocional pode virar uma carga muito pesada para carregar com o passar do tempo. Por isso, se a fase do luto se tornou extensa e difícil de passar, continue lendo para entender possíveis alternativas que podem te ajudar.

COMO O LUTO ATUA NA MENTE?

Os efeitos do luto podem afetar tanto a mente quanto o corpo. É comum encontrarmos pessoas tristes e que, por um tempo, não sabem lidar tão bem com o sentimento de perda. O problema é quando acontece uma má administração do luto, podendo aparecer:

  • Sentimentos desalinhados e desconexos;
  • Quebra de rotina, alterando tudo o que ocorreria normalmente no dia;
  • Sensação de solidão;
  • Sentimento de luto que não passa;
  • Mudança no desempenho do trabalho ou ensino;
  • Afastar pessoas que estavam em seu dia a dia;

Por causa disso, é muito importante saber quais são os sentimentos que estão fazendo presença diariamente para começar a seguir em frente. Por isso, é essencial que essas pessoas comecem a procurar caminhos diferentes para se reerguer novamente e não sair do seu cotidiano, muito menos entrar em um buraco por estar enlutado.

COMO NÃO IMPACTAR A SAÚDE MENTAL?

Mesmo com o passar do tempo, muitas pessoas continuam com o tabu de cuidados com a saúde mental. Não é difícil encontrarmos pessoas que ainda pensam que auxílio psicológico é apenas para “loucos”. Prolongar o luto, sem procurar qualquer ajuda, pode fazer com que o aprendizado de viver com a saudade seja sempre adiado e perda sua qualidade de vida.

Se inscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x