Grupo Estrutura do Viver

O que fazer quando um ente querido morre?

Não é incomum encontrarmos pessoas que não gostam de falar sobre a morte. Esse assunto é, desde sempre, uma grande pedra no sapato da sociedade, principalmente por terem medo de acontecer com pessoas que estão a sua volta.

Passar pelo momento de luto é algo dificultoso, sendo importante que as pessoas da família saibam muito bem quais serão os próximos passos. É fato que as burocracias são enormes, sendo preciso prestar atenção no que é adequado fazer quando um ente querido falece. Por isso, se está passando por essa situação, fique tranquilo! Continue lendo esse post e saiba os próximos passos.

ATESTADO DE ÓBITO

Logo depois do falecimento, é necessário ter em mãos o atestado de óbito, pois, dessa forma, é possível dar o primeiro passo para todo o processo. Além disso, através desse documento é feito o atestado de óbito definitivo, que é primordial para utilizar nos próximos passos.

Se o falecimento ocorre no hospital, os funcionários se encarregam de fazer a parte burocrática de emissão dos documentos legais. Porém, se tratar de um acidente, é preciso do auxílio do Instituto Médico Legal (IML) para investigar o ocorrido e emitir o atestado.

COMUNIQUE PARENTES E AMIGOS

Esse momento precisa ser o mais tranquilo possível, principalmente para quem fica. Por isso, comunique aquelas pessoas que faziam parte da vida de quem faleceu. É importante comunicar de forma cordial e entender que cada pessoa passa pelo mesmo momento de forma diferente.

CONTATE O SERVIÇO FUNERÁRIO

Com todos os documentos necessários e com a liberação do corpo, é preciso contatar um serviço funerário de confiança, que possa resolver todas as partes burocráticas do velório e enterro. Para que seja possível fluir de modo mais rápido e eficaz, contratar um bom plano funerário é essencial, onde você paga durante a vida, e possui serviços funerários para a pessoa e seus dependentes. Normalmente, essas empresas lidam com translado e preparação de toda a cerimônia, o que faz os envolvidos terem foco apenas na tranquilidade.

MOMENTO DA DESPEDIDA

É chegada a hora de se despedir da pessoa e homenagear sua passagem pela terra, tudo da maneira mais confortável possível. Unir familiares e amigos é importante para tranquilizar quem fica e dar o último adeus a quem se vai. No caso de haver um plano funerário, toda a responsabilidade fica para a instituição contratada. Dessa forma, é possível dar um momento tranquilo aos envolvidos e evitar que a memória do momento esteja voltado a um sentimento antipático e desconfortável. A escolha do caixão, decoração e preparação do corpo fazem parte dos serviços oferecidos por elas, evitando problemas.

COMO PASSAR PELO MOMENTO DE LUTO DE FORMA TRANQUILA?

Existem diversas etapas até o momento da cerimônia de despedida. Porém, muitas pessoas não conseguem ter foco para passar pelo momento de luto e cumprir todas as burocracias e trâmites.

Contar com um plano de serviço funerário é essencial para que tudo saia da forma planejada, dando amparo à família e arcando com todas as normas necessárias para o sepultamento do ente querido. Com isso, as famílias e amigos podem pensar apenas em sua despedida.

Um ótimo atendimento com uma equipe humanizada é indispensável. Tem interesse em saber mais sobre os procedimentos que darão grande apoio em uma despedida? Entre em contato conosco! E para saber sobre outros temas e dúvidas, nos siga no Facebook e Instagram.

Grupo Estrutura do Viver – Quem tem, vive tranquilo!

Se inscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x